Você é aquela pessoa que sempre se preocupa com a conta no de luz no fim do mês? E quando a conta chega, não compreende por que ela está tão elevada? Calma! Vamos te ajudar a entender essa situação!
Sabemos da importância das pequenas economias e como elas podem resultar em diferenças absurdas.
Por isso, mostraremos a você alguns aparelhos domésticos que possuem um alto consumo de energia mesmo desligados. Confira!
4 eletrodomésticos com maior consumo energético
- Ar-condicionado
Provavelmente esse foi o primeiro aparelho que veio em sua mente, certo? Com razão! O ar-condicionado é um dos campeões em alto consumo de energia elétrica.
Vamos ilustrar com um exemplo: um aparelho de 12 mil BTUs, ligado durante 6 horas por dia, consome uma média de 151,20 kWh – o equivalente a R$ 104,32 reais. Esse gasto energético ainda pode ser duplicado em épocas de muito calor.
A dica é se atentar ao uso intenso do ar-condicionado para não o tornar o maior problema na fatura.
- Chuveiro elétrico
Não há dúvidas de que o chuveiro elétrico seja um dos maiores responsáveis pelo alto consumo de energia. Ele representa, em média, 30% do seu consumo mensal.
O segredo aqui é optar por banhos mais rápidos. Outra dica interessante é fechar o registro enquanto estiver se ensaboando. Dessa forma, além de diminuir os gastos energéticos, contribuímos também com a economia no consumo de água.
- Televisão
Você sabia que a TV consome energia mesmo desligada? Ela pode consumir até 3W (Watts) por hora, mesmo sem exibir conteúdo algum. Isso é o chamado consumo em stand by – “modo de espera” em português.
Assim sendo, a televisão é responsável por 10% a 15% do gasto de energia.
Uma boa dica é desconectá-la da tomada sempre que não estiver utilizando, evitando esse consumo desnecessário.
Também vale ressaltar que dormir com o aparelho ligado não é interessante. Além de gastar energia, prejudica a qualidade do seu sono.
Por fim, optar por televisores com modo de economia de energia pode ser uma boa opção para consumos mais conscientes.
- Forno de micro-ondas
Lembra do consumo em stand by? Então, o conceito se aplica exatamente da mesma forma para o micro-ondas!
Infelizmente, a maioria das pessoas não possui o hábito de retirar o eletrodoméstico da tomada, o que aumenta bastante o consumo de energia.
Não se preocupe, pois você não precisa abrir mão do seu aparelho! A dica aqui é apenas desconectá-lo da tomada quando terminar de utilizar.
Outra questão relevante é procurar por aparelhos que possuam maior eficiência energética, ou seja, que apresentem o Selo Procel.
Você possui todos esses aparelhos dentro de casa?
Se a sua resposta foi sim, não se desespere! Seguindo as dicas, certamente você já conseguirá notar uma grande diferença no valor da sua conta de luz.
Além dos eletrodomésticos já citados, o grande “vilão” nessa história é o consumo em stand by. Cada vez que nos esquecemos de algum objeto na tomada, seja um carregador, seja um micro-ondas, o consumo de energia aumenta de maneira absurda.
Para uma solução ainda mais eficiente, nada melhor do que investir em Energia Solar, pois é uma forma de economizar e ainda ajudar o meio ambiente por ser uma fonte limpa.
Ainda quer saber mais sobre como economizar?
Aqui em nosso blog, você encontra as mais variadas informações sobre como otimizar seu consumo de energia e diminuir os gastos com a conta de luz.
Além de dicas, a gente te mostra como ajustar o seu planejamento financeiro para que ele se torne seu aliado, e não mais seu inimigo. Não deixe de conferir!