É notório o aumento da procura de empresas que forneçam soluções em energia solar, principalmente por suas vantagens na economia e no meio ambiente.
Contudo, precisamos lembrar que é importante ter cautela na hora de escolher o fornecedor ideal, visando sempre o melhor custo-benefício.
Separamos aqui, algumas dicas para que você encontre a melhor opção de maneira segura e eficiente. Leia mais!
6 Cuidados na hora da contratação de um projeto solar
- Conhecer os termos
Há dois termos de conhecimento obrigatório: painel fotovoltaico e inversor.
Painel fotovoltaico é o sistema que absorve a luz do sol e a transforma em corrente elétrica. Já os inversores funcionam para converter corrente contínua em alternada (processo obrigatório para ligar o seu sistema à rede de distribuição da concessionária local), além de gerenciar e medir a quantidade de energia produzida pelos painéis.
- Avaliar o histórico da empresa
Antes de contratar qualquer serviço, é necessário entender qual é a avaliação daquela empresa. Identificar se ela possui um bom desempenho de mercado e como outros clientes caracterizam seu atendimento.
Além disso, é importante certificar que a empresa não tenha se envolvido em situações desagradáveis que possam comprometer sua integridade.
- Conhecer o pós-venda da empresa
A vida útil de um painel fotovoltaico é de até 25 anos, ou seja, a venda e a instalação são apenas o começo de todo um processo. É importante entender como a empresa trabalha o seu suporte e as possíveis manutenções ao longo do tempo, principalmente se a qualidade de seus serviços e atendimento se mantém elevada.
Aqui, vale também procurar depoimentos de outros consumidores e ver como eles avaliam o pós-venda da empresa.
- Qualificação dos equipamentos
Por se tratar de um setor relativamente novo, as marcas de qualidade e referência (nacional ou internacional) dos equipamentos de energia solar ainda são pouco conhecidas por boa parte de seus consumidores.
Dessa forma, algumas dicas para verificação da qualidade desses equipamentos seriam o registro do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e o maior tempo no mercado.
Outra dica, seria a validação desses materiais por profissionais da área, como professores especialistas e equipes de engenharia.
- Qualificação da equipe
Saber sobre o histórico da empresa, como é seu atendimento e o certificado dos equipamentos é muito importante. Mas, de nada servirá um bom material, se a equipe que faz a instalação e as eventuais manutenções não for altamente capacitada.
Uma boa instalação é um dos fatores de relevância para a garantia da longevidade dos equipamentos.
- Entender as possibilidades de financiamento
Sabemos que implantar Energia Solar não é um investimento qualquer, sendo assim, é necessário entender a fundo quais as possibilidades de pagamento e como a empresa transparece isso.
Dessa forma, o ideal é realizar um bom planejamento e descobrir as melhores formas de financiamento que se adequem ao seu modelo de negócio.
Ainda na dúvida de qual é a melhor empresa?
Não se preocupe! Não é complicado entender como funciona o processo de geração de energia fotovoltaica, mas é de suma importância, para que você compreenda qual é a empresa que atenderá todas as suas necessidades.
O processo da pesquisa é um dos pontos mais importantes para a tomada de qualquer decisão. Conversar com pessoas da área e com aqueles que já utilizam os serviços prestados por alguma empresa do ramo, oferece um respaldo valioso para a contratação de serviços relacionados à Energia Solar.
Dessa maneira, ressaltamos a relevância de avaliar todos os tópicos abordados anteriormente. Para que a escolha seja consciente e sem arrependimentos.
Para maiores informações, acesse outras postagens em nosso blog sobre projeto fotovoltaico!