A energia solar é bastante utilizada em vários países e tem crescido ano após ano aqui no Brasil. Entretanto, como ainda é uma novidade para muita gente, ainda gera algumas dúvidas nas pessoas.
Por ser uma tecnologia em expansão no país, parte da população desconhece termos importantes relacionados à energia solar. Sendo assim, no artigo de hoje apresentaremos 10 dos principais termos envolvendo a energia solar fotovoltaica.
1 – Energia solar
É a energia produzida a partir dos raios do sol. Os dois principais tipos são a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica. Este modelo energético, por ser econômico e ecologicamente correto, tem ganhado cada vez mais adeptos.
Além disso, é considerada uma energia renovável, sustentável e 100% limpa, uma vez que, em seu processo de produção não são gerados resíduos e nem há emissão de gases.
2 – Energia solar fotovoltaica
A Energia solar fotovoltaica utiliza a luz do sol para produzir eletricidade, como vimos brevemente no tópico anterior. Neste tipo de projeto de energia solar, isto acontece através do efeito fotovoltaico. A partir de painéis solares produzidos em material semicondutor, as partículas de luz solar (fótons) incidem sobre eles e os elétrons da estrutura metálica entram em movimento, gerando energia elétrica.
A energia gerada nesses painéis é levada ao inversor solar, equipamento responsável por transformar a corrente elétrica contínua em alternada e, então, é distribuída para o local de consumo e utilizada pelos equipamentos. Vale ressaltar também que esse sistema pode trazer uma economia de até 99%
3 – Energia Solar térmica
A energia solar térmica – também chamada de termossolar ou fototérmica – utiliza o calor do sol diretamente para aquecer outro meio, como é o caso da água, para, posteriormente, utilizar este líquido quente sem necessidade de utilizar energia elétrica para aquecê-lo.
Dessa forma, sobretudo no caso do chuveiro, gera-se uma economia na conta de luz, visto que o banho no chuveiro elétrico é uma das coisas que mais consomem energia elétrica nas residências em geral.
4 – Energia sustentável
A energia sustentável é aquela que leva em conta os aspectos econômicos sem abrir mão dos aspectos ambientais e sociais. Ou seja, ser sustentável é promover o desenvolvimento respeitando os recursos naturais e buscando preservar o meio ambiente para as próximas gerações.
Nos últimos anos, é observado um aumento no investimento em modelos energéticos sustentáveis, produzidas a partir de fontes renováveis de energia, como a solar, eólica, hidrelétrica, maremotriz ou a biomassa (matéria orgânica de origem vegetal ou animal usada com a finalidade de produzir energia), que se renovam na natureza.
5 – Projeto de Energia Solar
O projeto é realizado antes da instalação do sistema de produção de energia solar. Nesta fase, são levados em conta os objetivos e necessidades da pessoa ou empresa que contrata, como o seu uso médio de energia elétrica, local disponível para instalação, qual tecnologia melhor se adequa, entre outros fatores.
6– Medidor bidirecional
O medidor bidirecional é o aparelho que mede a quantidade de energia injetada na rede e a energia consumida pelo usuário. Ele é importante para que se tenha o controle dos seus gastos e acompanhar se está utilizando mais ou menos energia do que o seu sistema repassa para a distribuidora.
7 – Inversor solar
O inversor solar, também chamado de conversor ou inversor fotovoltaico, tem como função converter a corrente contínua (CC) de saída variável de um Painel Fotovoltaico em uma frequência em corrente alternada (AC), para, desta forma, alimentar uma rede elétrica comercial ou residencial com a voltagem correta, como, por exemplo, 110 Volts e 220 Volts.
8 – Sistemas fotovoltaicos off-grid e on-grid
Os sistemas solar fotovoltaicos on-grid e off-grid possuem uma diferença básica: o off-grid é aquele que não está conectado à rede elétrica convencional e utiliza baterias e outros componentes para manter o abastecimento ao longo do período noturno. Ele é mais caro e é recomendado principalmente para regiões em que a rede de energia elétrica convencional não chega ou que apresenta constantes problemas.
Já o on-grid, que é o mais utilizado, é o sistema solar fotovoltaico conectado à rede elétrica. Ele injeta na rede de distribuição a energia excedente produzida pelo sistema e recebe créditos por isso, que podem ser utilizados em até cinco anos, além de poder usar a energia da distribuidora ao longo da noite como compensação do que injetou na rede.
9 – Autossuficiência energética
Ser autossuficiente energeticamente significa que sua residência ou empresa, através de um sistema de geração próprio de energia – como é o caso do modelo fotovoltaico – consiga gerar eletricidade suficiente para suprir a demanda energética, deixando de ser dependente de fontes externas, como as distribuidoras.
10 – Payback do investimento
O payback é um termo que significa o tempo que leva para retornar o dinheiro que você investiu no sistema. Com a tarifa atual de energia elétrica, o payback de um sistema fotovoltaico varia entre 3 e 5 anos, de acordo com a região em que será implementada a tecnologia. Com os aumentos esperados da tarifa energética nos próximos anos, a previsão é que o payback do investimento se torne ainda menor.
Que tal você também economizar com energia solar?
Entre em contato com a Ative Energia Solar e converse com nossos especialistas para saber mais sobre energia solar fotovoltaica. Caso tenha interesse, temos a oferta ideal para sua casa ou empresa.