Você sabia que hoje no Brasil, 72,5% dos sistemas fotovoltaicos instalados são em residências? O aumento das tarifas energéticas e o alto valor da conta de luz faz com que a cada dia mais pessoas procurem uma solução para diminuir esse gasto. Por isso, a energia solar residencial é tão procurada. Quer saber mais como funciona? Continue a leitura!
Como funciona a energia solar residencial?
Um sistema fotovoltaico funciona a partir da absorção da luz solar. Então, são instaladas placas fotovoltaicas, geralmente nos telhados da propriedade. Os painéis são feitos de células fotovoltaicas que são capazes de captar a radiação solar e transformar em energia.
Essa energia é gerada em corrente contínua e precisa passar por outro aparelho chamado inversor para poder transformar em energia de corrente alternada. Esse tipo que é capaz de funcionar os equipamentos elétricos dentro da residência.
Assim a energia convertida pelo inversor é transmitida para o quadro de distribuição da casa, para assim funcionar os equipamentos que demandam de eletricidade.
E à noite ou em dias chuvosos?
O sistema fotovoltaico só é possível funcionar quando há presença da radiação solar. Quando o dia está nublado ainda pode haver radiação porém com menor intensidade. Então seu sistema produzirá energia porém não tanto quanto um dia de sol.
Nos períodos noturnos quando não há realmente produção de energia, você consome a partir da rede da concessionária. Por isso existe o sistema de compensação, uma resolução da aneel que permite que você tenha créditos de energia.
O que são os créditos de energia solar?
Se a sua casa gerar mais energia do que foi consumido, o extra vai para a rede da distribuidora e gera um “crédito” para você. Este, por sua vez também chamado de sistema de compensação, ocorre quando você produz mais do que consome. Então a energia produzida é distribuída para a concessionária e você pode utilizar em períodos que o seu sistema não foi capaz de produzir ou até mesmo utilizar para outro imóvel, desde que esteja sob o mesmo CPF. Esses créditos ficam disponíveis para utilização em até 60 meses.
Você consegue verificar quanto gerou e quanto consumiu na sua fatura de luz. Nela também virá o valor dos créditos excedentes e também mostra o seu relatório de uso.
Vantagens da energia solar para residências:
- Ter um sistema fotovoltaico pode valorizar até 30% do seu imóvel.
- Instalação rápida, sistema prático de mexer.
- Não faz nenhum tipo de barulho.
- Você passa a ter uma previsibilidade de custo na conta de luz.
- É sustentável, não agride o meio ambiente e traz mais qualidade de vida para você e sua família.
- Economiza até 99% do valor da sua conta.
Se você ficou com vontade de instalar um sistema fotovoltaico em sua casa, conheça nossa solução!
Estamos no mercado solar há 5 anos e já realizamos mais de 900 projetos. Somos especialistas em energia solar e possuímos um próprio sistema de financiamento! Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite um orçamento gratuito!