É muito comum que muitas pessoas queiram saber quais são as vantagens e desvantagens da Energia Solar. Isso porque é uma tecnologia que está em constante expansão aqui no Brasil.
Segundo informações do Portal Solar, até 2027, estima que o país tenha uma capacidade instalada de 8GW. Além disso, espera-se um crescimento de 3% ao ano das energias renováveis e que atinja 28% do mix nacional de energia.
Resolvemos selecionar as principais vantagens do uso da Energia Solar para você tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe!
5 vantagens da Energia Solar
1 – Sustentabilidade do planeta
É notável o senso de urgência da sustentabilidade. O meio ambiente corre riscos e precisamos de medidas eficientes para melhorar a qualidade de vida da população e proteger o nosso planeta.
Diferentemente das hidrelétricas, a Energia Solar não polui e não esgota recursos naturais. A Energia Fotovoltaica é produzida de forma natural, por meio da luz do sol. Sendo assim, é 100% limpa, renovável e inesgotável.
2 – Economia
Depois da sustentabilidade, a economia é o segundo fator que chama a atenção. Com o uso de um sistema fotovoltaico, o imóvel começa a gerar uma economia de até 99%.
Principalmente para quem costuma pagar acima de R$1.000,00 na conta de luz, é uma vantagem muito grande, uma vez que a economia pode ser utilizada para outros investimentos importantes.
3 – Espaço e valorização
Sempre que pensamos em sistemas elétricos, logo pensamos em ter que se preocupar com a liberação de espaço útil. O sistema fotovoltaico ocupa pouco espaço.
Aliás, utiliza apenas o espaço do telhado, ou seja, não atrapalha suas rotinas diárias. Caso o seu telhado não esteja apto a receber a estrutura do sistema, é possível realizar a instalação em um terreno vazio.
Além disso, é responsável por valorizar o seu imóvel em até 30%.
4 – Resistência e durabilidade
As placas fotovoltaicas são fabricadas com um material muito resistente a todo tipo de ação do tempo, inclusive granizos. Outra grande vantagem é a sua alta durabilidade, que é de, no mínimo 25 anos.
Dependendo do fornecedor e da empresa que realizou a instalação do sistema, é possível que a vida útil se estenda por mais de 30 anos.
5 – Autoconsumo remoto
Você já ouviu falar do autoconsumo remoto? É uma modalidade de geração compartilhada que consiste na utilização dos créditos de energia, que foram gerados no imóvel instalado, em outro imóvel.
Por exemplo, você instala o sistema em sua residência. A energia que foi gerada e que não foi utilizada é transformada em créditos. Esses créditos podem ser utilizados para quitar a fatura de outro imóvel, desde que esteja em seu nome. Muito interessante, não é mesmo?
E as desvantagens, existe alguma?
Para algumas pessoas, a única desvantagem é o investimento inicial. Entretanto, pensando em ajudar quem deseja gerar a sua própria energia, a Ative desenvolveu o seu próprio sistema de financiamento.
Dessa forma, é possível financiar o seu sistema em até 72x. Além disso, damos total suporte ao seu equipamento por até 6 anos. Comece a pagar somente depois que a sua usina estiver funcionando.
Se interessou? Então, conheça quais são as 6 etapas de um projeto fotovoltaico e tire todas as suas dúvidas.