A usina solar ou parque solar é um sistema fotovoltaico de grande porte que consiste na produção de energia em larga escala.
A energia fotovoltaica tem chamado a atenção dos brasileiros pela geração de energia limpa e renovável, que reduz impactos negativos ao meio ambiente e ainda gera muita economia no bolso.
Falaremos a seguir, um pouco mais sobre os principais benefícios e particularidades da usina solar. Confira!
O projeto de Usina Solar é indicado para qual objetivo?
Geralmente é indicado para a produção energética de indústrias, agronegócio e até mesmo para o abastecimento da população local.
A maioria das usinas são instaladas sobre o solo, com base fixa. Entretanto, também é possível instalar o rastreador solar (tracker), são painéis que acompanham o movimento do sol para aumentar o desempenho da captação de luz.
Aqui no Brasil, temos mais de 3.000 usinas solares em operação, com capacidade de geração de 2.711 MW. Como principal destaque, temos a usina solar da Eletrosul, que foi instalada sobre o prédio administrativo com capacidade de 1MW.
Além disso, conta com diversos estacionamentos solares ao redor do edifício.
Vale ressaltar que a Eletrosul foi pioneira na comercialização de energia fotovoltaica no mercado livre de energia. Liderou o primeiro leilão de venda de energia proveniente da usina, promovendo a inovação nesse mercado.
A maior usina solar está localizada em Zhongwei, na província de Ningxia, na China. Possui aproximadamente 25 usinas solares individuais. Por isso é considerada a maior matriz energética do mundo com capacidade total de geração de até 1,5 GW.
É possível vender energia solar proveniente das usinas?
Sim, é possível vender a energia excedente aos consumidores do mercado livre de energia. Dessa forma, o proprietário da usina se torna um autoprodutor, mas é necessário estar totalmente regularizado.
A primeira coisa a fazer é se associar à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), responsável por viabilizar as atividades de compra e venda de energia em todo o Brasil.
Em seguida, é preciso avaliar as regras de leilões reguladas pela ANEEL, que é responsável pelo gerenciamento das ofertas de geração elétrica do país.
Outro fator que é importante mencionar é que existem dois tipos de mercados de compra e venda de energia. O Ambiente de Contratação Livre (ACL) e o Ambiente de Contratação Regulada (ACR). Ambos possuem regras distintas.
Para saber mais sobre isso, vale a pena analisar a Cartilha Mercado Livre de Energia Elétrica, desenvolvida pela ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia).
Vender energia gerada por meio da luz solar beneficia não só o proprietário como também o desenvolvimento do país.
Conheça as miniusinas de geração on-grid ou geração distribuída!
Como pudemos perceber, as usinas ou parques solares são projetos comumente instalados em locais amplos para o grande consumo. Entretanto, ainda existem as miniusinas para autoconsumo.
Nesse caso, são indicadas para condomínios residenciais, pequenas indústrias ou grandes empresas com filiais. O sistema deve ser conectado ao SIN (Sistema Interligado Nacional).
Toda a energia excedente é depositada na rede da concessionária local. Dessa forma, a economia é transformada em créditos que podem ser utilizados para abater as próximas contas de luz.
Se a miniusina for bem planejada e tiver o projeto bem executado, é possível observar a economia já nos primeiros meses e o proprietário pagará apenas as taxas regulamentadas pela ANEEL. As taxas são referentes aos custos com manutenção e reparos nas linhas do sistema elétrico.
Agora você já conhece como funciona e para que serve uma usina solar fotovoltaica. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais!