Nos últimos anos, a procura pela energia solar aumentou consideravelmente. A oferta de incentivos, maiores linhas de financiamento e a queda do dos preços da tecnologia acelerou de tal forma, que o Brasil acabou ganhando maior destaque na geração desse modelo de energia.
Neste artigo, vamos entender mais a fundo sobre o panorama da energia solar no Brasil. Confira!
Energia solar no Brasil
O índice de radiação solar do Brasil é muito bom quando comparado à Europa, por exemplo. Dessa forma, ao pensarmos em capacidade de produção, vale ressaltar que o país ocupa posição de destaque.
A geração de energia solar é dividida em três principais grupos: geração centralizada, geração isolada e geração distribuída. O primeiro modelo é definido pela produção de energia em larga escala e é disponibilizada no sistema elétrico através de linhas de transmissão. Já a geração isolada serve para o abastecimento em locais remotos. Na geração distribuída, o sistema está conectado à rede pública de distribuição, junto à unidade consumidora, disponibilizando a energia gerada em excedente à rede.
Em novembro deste ano (2021), o Brasil atingiu a marca histórica de 12 gigawatts (GW) de capacidade instalada de energia solar em sistemas de grande, médio e pequeno portes presentes em telhados, fachadas e terrenos.
Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia fotovoltaica já trouxe mais de R$ 60,6 bilhões em novos investimentos para o país, sendo R$ 15,7 bilhões em arrecadação aos cofres públicos, além de contribuir para a geração de mais de 360 mil empregos desde 2012.
De acordo com dados do IRENA (Agência Internacional para as Energias Renováveis), o Brasil ocupa a posição de 14º país no ranking mundial de geração de energia solar, e o estado brasileiro líder em produção dessa fonte de energia é Minas Gerais, com mais de 108 mil sistemas instalados.
Aumento da procura por energia solar
Como sabemos, o país tem enfrentado uma crítica situação hídrica, o que leva ao aumento das contas de energia elétrica, uma vez que boa parte da produção de energia do país depende das hidrelétricas.
Sendo assim, a procura por medidas alternativas de geração de energia cresceu bem como a procura por projetos de energia solar, tendo em vista seus inúmeros benefícios.
Dentre as vantagens do sistema fotovoltaico, podemos destacar a economia, segurança e sustentabilidade. Isso porque, a partir da energia solar, você passa a gerar sua própria energia 100% limpa, contribuindo para preservação do meio ambiente.
Além disso, é possível se livrar dos aumentos das bandeiras tarifárias e pagar um valor fixo e mais baixo na sua conta de luz, garantindo uma economia de até 99%.
Seja para residências, seja para empresas, a energia solar tem se mostrada benéfica e promissora, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade como um todo.
Quer entender mais sobre a energia solar?
Acesse nosso blog e leia outros conteúdos sobre tema para ficar por dentro dos principais acontecimentos do setor de energia solar!