Você já parou para pensar em quanto os hospitais gastam com energia elétrica? Manter os aparelhos das unidades de terapia intensiva, refrigeradores, as várias lâmpadas de cada quarto e geradores, são exemplos claros de que o consumo de energia é alto!
Pensando nisso, trouxemos algumas razões pelas quais torna-se mais viável o uso de Energia Solar nos hospitais. Entenda!
5 razões para utilizar energia solar em hospitais
- Otimização de gastos
A inflação energética nos últimos 18 anos teve um aumento de 230%, segundo cálculos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Tendo em vista o aumento da inflação e alto índice de consumo de energia elétrica nos hospitais, podemos observar um grave problema econômico para esse setor.
Sendo assim, a melhor alternativa seria o uso de Energia Solar. Esse modelo de geração de energia é capaz de proporcionar redução dos gastos em até 95%. Também ajudará na questão dos geradores, já que estes produzem um alto custo aos hospitais e clínicas, o que prejudica o orçamento.
- Auxilia na Gestão Energética
Antes de uma empresa instalar um sistema solar fotovoltaico, é necessário que ela faça o inventário de todo o perfil de consumo do seu hospital ou clínica. Fazendo isso, é possível conhecer detalhadamente sobre o gasto energético dos equipamentos e quais demandam mais energia.
Logo, você conseguirá estruturar estratégias mais eficientes e eficazes para melhor utilização da eletricidade no prédio, de acordo com dados reais obtidos pela avaliação. Isso possibilita maior controle das entradas e saídas de energia, o que permite uma gestão mais racional e inteligente.
- Melhora o direcionamento de verbas
Sabemos que os hospitais são responsáveis pela saúde e vida dos pacientes, exigindo manutenção constante de seus equipamentos e disponibilidade de recursos. Além disso, torna o planejamento do uso energético ainda mais cuidadoso do que em outros setores.
Nesse contexto, com o uso de Energia Solar, é possível reduzir os custos na conta de luz. Dessa forma, a partir da otimização nos gastos, há a possibilidade de direcionar o orçamento para maiores investimentos em materiais de qualidade e infraestrutura para os pacientes.
- Garante maior eficiência energética
Justamente por hospitais e clínicas serem responsáveis por algo tão sério como a saúde, é necessário um bom planejamento para eventuais quedas de energia.
Com o uso das placas fotovoltaicas, a empresa garante aumento da autonomia para geração de eletricidade e independência energética. Isso faz com que os hospitais e as clínicas fiquem menos suscetíveis a quedas de energia e, consequentemente, proporcionam maior segurança aos seus pacientes.
- Estímulos fiscais
De acordo com a Lei Federal nº 13.203 de 8 de dezembro de 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) passou a dar descontos de no mínimo 50% para as tarifas de uso dos sistemas elétricos de transmissão e de distribuição no caso de hospitais que escolherem, por exemplo, um sistema de energia a partir das placas fotovoltaicas.
Depois de tantos benefícios, a melhor opção é Energia Solar!
O consumo energético em hospitais, como vimos, é bem elevado. Assim, precisamos encontrar estratégias para otimizar o uso desse recurso. As placas fotovoltaicas conseguem auxiliar, e muito, nesse processo, reduzindo gastos e impulsionando uma gestão mais consciente.
Já deu para perceber que investir em Energia Solar vale muito a pena, certo? Aliar questões econômicas a questões ambientais é sempre uma forma de seguir em desenvolvimento de maneira sustentável!
Acesse nosso conteúdo sobre projeto fotovoltaico para entender melhor sobre as principais possibilidades de financiamento e descubra mais informações relevantes!