A preocupação com o meio ambiente está aumentando. O desmatamento e a poluição são vistos como as maiores ameaças ao futuro do nosso planeta.
Nesse cenário, surgem temas de discussão como a Energia Alternativa e a Energia Renovável. Resolvemos explanar melhor a definição de cada um deles para que você identifique os reais benefícios. Acompanhe!
O que entendemos por Energia Alternativa?
Energia Alternativa é tudo aquilo que pode substituir a energia convencional que recebemos em nossa casa, geralmente gerada por termoelétricas e usinas hidrelétricas.
Como toda atividade exige energia, quanto mais alternativas, maiores serão os benefícios. Vale ressaltar que a Energia Alternativa engloba toda solução de geração de energia, ou seja, não reúne somente as fontes renováveis e não poluentes. Veja quais são elas:
- Energia solar: transforma a luz do Sol em energia elétrica.
- Energia eólica: utiliza a força dos ventos para geração de energia.
- Energia geotérmica: o calor interno da terra é usado como fonte de energia.
- Energia maremotriz: a força das marés gera energia.
- Energia ondomotriz: a força das ondas como fonte de energia.
- Energia da biomassa: utiliza materiais orgânicos para geração de energia.
O que é a Energia Renovável?
Podemos entender por Energia Renovável como uma fonte de energia infinita. É considerada fonte limpa e inesgotável, que não gera impactos no meio ambiente.
Consumir energia limpa é a forma mais eficiente de reduzir a emissão de Co² e restaurar o ar que respiramos. Entretanto, para ser considerada uma fonte renovável, é preciso derivar de recursos naturais, aqui temos uma fonte sustentável.
Um bom exemplo é a Energia Solar, um sistema que utiliza placas solares para captar a luz do sol e, posteriormente, transformar em energia elétrica para abastecimento de um imóvel, comércio, indústria ou agronegócio.
De acordo com a Bloomberg (BNFE), empresa de pesquisa no setor de energia limpa, houve um crescimento de 1% em investimentos em energias renováveis no mundo.
O Brasil também foi destaque de crescimento na indústria de energias renováveis e registrou investimentos de US$6,5 bilhões em 2019, uma alta de 74% em relação ao ano anterior.
Energia Solar é a fonte que mais traz benefícios
Diante de aumentos frequentes de energia elétrica, o brasileiro está recorrendo às soluções alternativas eficientes e econômicas. Segundo a matéria da CNN Brasil, a conta de luz poderá subir até 14,5% nos próximos meses.
As regiões que sentirão os impactos são: Centro-oeste e Norte, onde há uma previsão de aumento de até 19,4%.
O Brasil é o país que recebe maior incidência solar durante o ano inteiro, sem maiores variações durante as estações. Por isso, existe um avanço significativo nos investimentos da tecnologia.
Além disso, está cada vez mais acessível obter um sistema de Energia Solar para reduzir a conta de luz por mais de 25 anos, que é o tempo de vida útil das placas solares.
Por meio da conscientização e acesso à informação, vamos conseguir transformar o futuro do nosso planeta. Compartilhe esse conteúdo com o maior número de pessoas para que, juntos, possamos fazer a diferença no mundo!