Já pensou em uma maneira sustentável de gerar a sua própria energia, mas tem dúvidas sobre as opções on grid e off grid?
Saiba que as duas tecnologias se referem ao Sistema de Energia Solar Fotovoltaico, que está ganhando cada vez mais espaço por conta do custo-benefício e grande economia gerada.
A seguir, separamos algumas informações que vão te ajudar a compreender melhor a definição de cada sistema. Acompanhe!
O que é um sistema on grid?
O sistema on grid é o mais comum utilizado, pois conecta as placas solares à rede pública distribuidora de energia. Dessa forma, toda a energia gerada é depositada na rede, o que garante a participação do proprietário no sistema de compensação, de acordo com as regras da ANEEL.
As placas de captação de energia solar possuem potencial para a geração de energia suficiente para suprir a demanda do imóvel e ainda sobra. Essa energia excedente, é depositada na rede distribuidora.
Graças ao relógio bidirecional, que substitui o relógio medidor de energia padrão, tanto o potencial de energia quanto o excedente não utilizado são registrados de forma automática.
Assim, o consumidor ganha os créditos de energia, que podem ser utilizados dentro de até 5 anos para abater a conta de energia do mês seguinte. É assim que funciona o sistema de compensação.
Vale ressaltar que os créditos de energia podem ainda ser utilizados em outras unidades consumidoras, desde que sejam do mesmo titular. Por exemplo, você pode instalar um sistema fotovoltaico na sua residência e utilizar os créditos para quitar a conta de luz do seu comércio.
Equipamentos essenciais do sistema on grid
Para interligar as placas geradoras de energia com a rede elétrica, precisamos do inversor solar. Esse equipamento é o responsável pela conversão direta da luz solar captada em energia elétrica para o abastecimento total do imóvel.
Além disso, é o inversor solar que deposita a energia gerada na rede distribuidora.
Outro ponto de atenção é que após a instalação do sistema de energia solar on grid, é necessário comunicar à rede distribuidora para a visita de um técnico especializado. O técnico fará uma avaliação e procederá com a troca do relógio medidor padrão para o bidirecional.
O que é um sistema off grid?
O sistema off grid é totalmente independente, ou seja, não necessita da rede pública para gerar energia elétrica eficiente. Geralmente é a melhor escolha para zonas rurais e agronegócio, que possuem baixa ou nenhuma cobertura da rede elétrica pública.
Justamente por não precisar pagar a taxa de manutenção da rede distribuidora, o usuário de um sistema off grid não precisa mais pagar conta de luz.
Equipamentos fundamentais para a eficiência do off grid
Diferente do sistema on grid, em que toda a energia gerada é armazenada no banco da rede concessionária, o off grid necessita de baterias próprias para o armazenamento, de acordo com o potencial de energia gerado.
Quanto mais energia necessária para abastecer o imóvel, maior deverá ser o banco de baterias.
É nesse banco que todo o excesso de energia gerado fica armazenado. Entretanto, mesmo que seja um sistema independente, o off grid também precisa de um inversor solar específico, pois irá transmitir a energia gerada para abastecer todos os equipamentos do imóvel.
Além disso, outro equipamento extremamente necessário é o controlador de carga. Os controladores de carga ou carregadores são utilizados para controlar a voltagem de entrada nas baterias, evitando sobrecargas ou descargas excessivas. Isso ajuda muito a otimizar o sistema e prolongar a sua vida útil.E então, tirou todas as suas dúvidas? Fale agora com um de nossos especialistas e descubra como começar a gerar a sua própria energia!