A partir do momento em que você adquire um Sistema Fotovoltaico, começa a usufruir dos grandes benefícios e um deles é o Crédito de Energia Solar.
É o chamado sistema de compensação, que faz toda a diferença na economia da conta de luz do brasileiro. Vamos explanar mais sobre esse assunto para que você fique por dentro de todas as normas e regulamento. Confira!
O que são créditos de Energia Solar?
De acordo com a resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica, o crédito faz parte do sistema de compensação, criado após a regulamentação da Energia Solar aqui no Brasil.
Geralmente o painel fotovoltaico gera energia suficiente para cobrir a demanda energética de uma residência, comércio, indústria ou agronegócio. Entretanto, a geração de energia solar é muito maior do que o consumo mensal.
Quando o imóvel gera mais energia do que utiliza, surgem os créditos de energia solar. Essa energia excedente retorna para a rede distribuidora local e, posteriormente, se transforma em créditos que você poderá abater nas próximas contas de luz.
Como utilizar os créditos de energia solar
Na realidade, tudo é contabilizado de forma automática. Você verá na relação da sua conta de luz quantos kWh o seu sistema fotovoltaico gerou no mês e qual foi a máxima de consumo. Além disso, você verá sinalizado o valor da energia excedente que foi convertido em créditos.
Esses créditos são utilizados, especificamente, para abater o valor das próximas contas de luz. Você pode utilizar sempre que precisar, dentro de um prazo de até 60 meses.
Outro fato interessante é que os créditos podem ser utilizados em outra unidade consumidora, desde que seja em nome do mesmo titular (CPF ou CNPJ).
Por exemplo, se você instalou os painéis solares na sua casa e tem um comércio em seu nome, pode abater o valor da conta de luz com os créditos gerados na sua casa. Dessa forma, é possível reduzir até 95% da conta de luz. Muita economia, não é mesmo?
Principais particularidades do sistema de compensação
- É necessário ser um consumidor cativo, ou seja, que utiliza o sistema fotovoltaico conectado à rede distribuidora local.
- A potência máxima permitida é de 5.000kWp, aproximadamente 35.000m² de painéis solares.
- Para indústrias, o Sistema de Energia Solar não pode ter potência maior do que a demanda contratada.
- Não é possível nem permitido vender os créditos de energia solar.
Como você pôde perceber, essa iniciativa da Aneel em colaboração com as reses distribuidoras, trouxe muito benefício para o consumidor. Como o cálculo da compensação é realizado sobre o quilowatt-hora e não em cima do preço, o consumidor fica imune a qualquer elevação na tarifa energética.
Vale ressaltar que não há qualquer tipo de burocracia a respeito da compensação. A partir do momento em que você instalar os painéis no imóvel, já começará a usufruir do benefício.
Graças ao medidor bidirecional, todo o processo de conversão de energia gerada x energia consumida é feito de forma rápida e automatizada.
Agora que você já sabe tudo sobre os créditos do Sistema Fotovoltaico, está esperando o que para iniciar um projeto?Fale agora com um de nossos especialistas e descubra como começar a gerar a sua própria energia!